9 de ago de 2010

Nerds - As Brumas de Avalon

Durante muito tempo essa foi a minha serie preferida e durante mais tempo (uns 2 anos talvez) ainda a Morgana foi a minha personagem preferida (hoje ela é a minha 2°, só perdendo pra Scarlett O'Hara). E assim como na 1° vez que eu li, agora que eu estou relendo essa serie eu estou experimentando uma sensação que fazia tempo que eu não sentia; a sensação de em vez de querer ser a personagem principal do livro ( ou querer o personagem principal pra mim) querer ser uma personagem nova dentro da historia, sendo amiga e inimiga dos personagens já existentes, etc.
BA conta a historia do Rei Arthur pela óptica feminina. Traduzindo: todo mundo conhece a historia do Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda do ponto de vista masculino, então que tal contar sob o ponto de vista das mulheres da historia? Morgana, Guinevere, Viviane, Igraine, Morgause e Elaine.
Quem conhece a historia do Rei Arthur deve se esquecer dela, porque o livro muda um pouco a historia original, apesar de não mudar tanto quanto algumas adaptações do cinema mudam. Por exemplo, em BA a Morgana é a heroína. E para quem não conhece a historia Wikipedia existe para essas coisas.
Mesmo o livro sendo ficção, eu amo ele. Os personagens são fascinantes e apesar do começo ser mais tenso de ler (Fazer o que?!?!?! A Igraine é meio chatinha mesmo) depois quando foca na vida da Morgana, a historia fica leve de se ler e de repente você percebe que esta viciada.
Eu poderia passar muito tempo falando porque a Morgana é maravilhosa, porque a Guinevere é uma chata, o quanto o Lancelot, o Arthur e o Acolon são fofos e lindos e o quanto a Marion Z. Bradley estava certa em criticar o fanatismo religioso em seu livro. Mas em vez de dizer tudo isso e deixar esse post longo e chato para quem nunca leu BA, eu já vou terminar o post dizendo que os mistérios, os romances e a ironia usada fazem o livro ser tão apaixonante.

Um comentário:

  1. Sei bem o q vc quer dizer com querer ser uma personagem nova dentro da historia, sendo amiga e inimiga dos personagens já existentes, etc.
    Eu me sinto assim em HP.

    ResponderExcluir