14 de ago de 2010

Nerds - FEBEAPÁ

Eu não sou muito fã da literatura brasileira atual, na verdade eu não sou muito fã da literatura brasileira. Eu adoro o romantismo e realismo brasileiro, mas depois do realismo (naturalismo, pré-modernismo e modernismo) eu não gosto muito. Com exeção dos cronistas...
Eu adoro cronicas, eu sou ate meio viciada. E os cronistas brasileiros são maravilhosos; Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo Clarice Lispector e Sérgio Porto, mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta.
FEBEAPÁ, significa FEstival de BEsteiras que Assola o PÁis, e foi escrito durante a ditadura. O livro reune cronicas engraçadíssimas, tanto sobre as besteiras que aconteciam na ditadura (tem uma cronica muita engraçada sobre isso, que conta que um cara foi achado esquartejado e dentro de um saco que estava jogado no rio e que a policia já tinha QUASE descartado a possibilidade de suicídio) e coisas sobre o cotidiano (tem uma cronica por exemplo que uma mulher esta conversando com um homem e ele acusa ela de estar traindo ele. Ela fica indignada e diz q não é esse tipo de mulher e que ela nunca faria isso. 5 minutos depois ela diz que precisa voltar para casa, porque o marido dela já devia estar chegando).
O livro é muito engraçado e fácil de se ler. Deve ter cerca de 120 cronicas com uma media de 3 paginas por cronica e eu realmente recomendo na sua próxima ida a livraria dar uma passada na parte dos cronistas brasileiros e dar uma lida em algumas cronicas aleatórias de qualquer livro do Stanislaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário