21 de out de 2010

Nerds - As Crônicas de Narnia

Eu decidi que vou reler Harry (Perfeito) Potter, por tanto os posts por no mínimo duas semanas e meia não vão ter nenhum livro novo e se tiver vai ser sobre algum livro que eu ainda não li.
Acho que todo mundo conhece, ao menos de nome os livros, ou os filmes, sobre Narnia. Me lembro que quando saiu Narnia - O leão a feiticeira e o guarda-roupa a capricho disse que esse seria o substituto de Harry Potter (Isso foi na época do lançamento do ultimo livro de HP) mal eles sabiam que Narnia não ia fazer tanto sucesso assim e que os bruxos seriam substituídos por vampiros.
Mas vamos esquecer o universo de Hogward e de Forks e voltar para Narnia. As Cronicas de Narnia é uma serie com 7 livros: O sobrinho do mago, o leão a feiticeira e o guarda-roupa, o cavalo e o seu menino, príncipe Caspian, a viagem do peregrino da alvorada, a cadeira de prata, a batalha final. Os livros foram lançados em uma ordem diferente, mas a ordem cronológica deles é essa.
Os livros foram escritos pelo irlandês C.S. Lewis, entre 1950 e 1956, e tem um pouco sobre a bíblia (por exemplo em O Sobrinho do Mago, há a criação de Narnia que é bastante parecida com a criação do mundo segundo a Bíblia, e a Batalha Final lembra o ultimo livro da bíblia, alem do leão Aslam ser tipo um deus de Narnia) também tem caracteres da mitologia grega e nortica.
Os livros são essencialmente sobre aventura (apesar de em o Cavalo e seu Menino ter um pouquinho, muito pouco mesmo, de romance). A primeira vez que eu li Narnia foi em 2005 e eu me apaixonei, o livro é repleto de aventura e acaba te contagiando (pelo menos LFeoG-R, CeosM, PC, VdPdA e a CdP me contagiaram) com toda a emoção de estar em um mundo completamente diferente, onde animais falam, as florestas são habitadas por ninfas, estrelas são pessoas e existem milhares de criaturas fantásticas. As Cronicas de Narnia pode ser considerada O Senhor dos Anéis dos adolescentes, e umas coisa que aproxima muito as duas series é o fato dos dois autores terem sido amigos.
Seria realmente muita mão de obra resumir os sete livros, por isso eu termino o post dizendo que eu realmente recomendo Narnia para quem quer ler sobre aventura e ficção. E a propósito o 3° filme sobre Narnia -A Viagem do Peregrino da Alvorada - vai ser lançado dia 10 de dezembro.

2 comentários:

  1. Eu simplismente AMO esse livro é muito bom, eu estou lendo agora o "O cavalo e seu Menino".
    Cara até agora de todos os que eu já li de Nárnia foram muito perfeitos.
    SUPER RECOMENDO! ²

    ResponderExcluir
  2. Nosso o cavalo e o seu menino é o meu preferido e depois dele o leão a feiticeira e o guarda roupa, só que eu n gostei muito da Ultima Batalha, eu achei meio machista a Susana não estar lá.

    ResponderExcluir